45 migrantes são encontrados em compartimento secreto de caminhão no México

Na semana passada, outros 94 migrantes foram encontrados em situação semelhante

Na segunda-feira, 01, agentes do Instituto Nacional de Migração (INM) do México e da Guarda Nacional identificaram 45 migrantes sendo transportados em um compartimento secreto de um caminhão no Estado de Veracruz. Entre os migrantes estavam 11 mulheres e 34 homens.

De acordo com informações do INM, ao abrirem o compartimento traseiro, o caminhão aparentava transportar apenas restos industriais, mas, durante a inspeção, agentes da Guarda Nacional ouviram vozes e descobriram a passagem para o compartimento secreto.

Os migrantes encontrados eram todos adultos, sendo 20 pessoas da Venezuela, nove da República Dominicana, cinco do Equador, cinco de Cuba, três de Bangladesh, além de uma da Guatemala, uma de el Salvador e uma da Nicarágua.

Segundo comunicado do INM, na passagem encontrada “somente podia entrar ou sair, de joelhos, uma pessoa” e esta, por sua vez, levava a um compartimento com colchonetes “entre paredes de malha ciclônica que estavam presas a estruturas tubulares, onde eram levados sem ventilação os migrantes estrangeiros”, afirma o comunicado.

Os migrantes foram levados para a Estação Migratória do INM em Acayucan, Veracruz, para verificar as condições de saúde e iniciar procedimentos legais de contato com as autoridades consulares de cada país para estabelecer a condição de permanência dos migrantes em território mexicano.

Na quarta-feira, 27, autoridades mexicanas resgataram 94 migrantes de um caminhão abandonado, dos quais 12 foram levados a hospitais para tratar sintomas de asfixia e ferimentos causados pela tentativa de fuga do contêiner por buracos abertos no teto. Pelo menos outros 100 migrantes teriam fugido antes da chegada dos agentes mexicanos.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2022
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados