94 migrantes são resgatados de caminhão no México

Outros 100 migrantes teriam fugido do local antes da chegada da polícia. Não foram registrados mortos

Autoridades mexicanas resgataram 94 migrantes da América Central em um caminhão abandonado na quarta-feira, 27. De acordo com as autoridades, os migrantes fizeram buracos no contêiner do caminhão para escapar do calor e da falta de ar. Os imigrantes ficaram sob a custódia do Instituto Nacional de Migração (INM) para a realização dos processos legais.

De acordo com um relatório da polícia, os imigrantes tinham como objetivo chegar à fronteira dos EUA e foram abandonados pelo motorista. Entre os migrantes haviam crianças e adultos de Honduras, Guatemala e El Salvador. Além das 94 pessoas que foram encontradas no local, cerca de outros 100 migrantes teriam fugido.

Segundo Carlos Enrique Escalante, chefe do escritório estadual de atenção aos imigrantes, o barulho que os imigrantes fizeram ao romper o contêiner chamou a atenção de moradores próximos, que ajudaram a abrir o caminhão. Alguns dos migrantes sofreram ferimentos quando pularam do teto do trailer, mas não foram considerados com risco de vida. Cerca de 12 pessoas foram levadas ao hospital devido aos ferimentos e sintomas de asfixia.

De acordo com Escalante, informações dadas pelos migrantes resgatados apontam que cerca de 400 pessoas viajavam no caminhão, sendo que muitas escaparam antes da chegada das autoridades, mas ainda não há registro oficial.

O Ministério de Relações Exteriores da Guatemala informou que 89 guatemaltecos estavam no caminhão, sendo 55 deles adultos solteiros e o restante membros de grupos familiares e menores de idade.

Em junho, 50 imigrantes, entre eles 22 do México, morreram após serem abandonados em um caminhão na cidade de San Antonio, no Texas, em um dia que as temperaturas ficaram em torno dos 40º. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que, desde 2014, pelo menos 6.430 migrantes tenham morrido ou desaparecido a caminho dos EUA.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados