Pesquisar

Acompanhe a peregrinação das Irmãs Scalabrinianas à canonização de Scalabrini

No domingo, 9, será canonizado João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. Para participar das atividades que celebram a canonização, Irmãs Scalabrinianas de diversas partes do mundo se reunirão na Itália. A peregrinação tem como tema “Nos passos do Apóstolo dos Migrantes”. Além da participação na Missa da Canonização que aconteceu na Praça de São Pedro, no domingo, 9, às 10h15 (horário da Itália), as Irmãs visitarão também a cidade de Piacenza, onde Scalabrini foi bispo até a data de sua morte, em 1º de junho de 1905, além de outros lugares importantes para a Congregação.

Acompanhe por aqui as atividades das Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes – América do Sul e África durante a viagem.

Dia 1 – 05/10 – Embarque para Roma

Na quarta-feira, 5, cerca de 40 Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes iniciaram a peregrinação para a Canonização do fundador João Batista Scalabrini. As Irmãs partiram dos diversos países que compõem a Província: África do Sul, Angola, Moçambique, Equador, Colômbia e Brasil.

Confira imagens do embarque:

Dia 2 – 06/10 – Desembarque em Roma

Todos os caminhos levam a Roma…
Este foi um dia das chegadas e reencontros, de carregar na mala muitas alegrias e expectativas da Canonização e da semana de peregrinação. Irmãs que viajaram muitas horas para chegar a Roma, a “Cidade eterna”, e que, apesar do cansaço via-se estampado no rosto a alegria de reencontrar quem há muito tempo não se viam, devido às distâncias das missões, em diferentes lugares e países de todos os continentes.
É Scalabrini que nos congrega nesta irmandade de filhas e filhos de Deus, a viver e celebrar o dom da vida e da vocação Scalabriniana a serviço dos migrantes e refugiados. Nos faz viver uma alegria do encontro, fazendo crescer as amizades, partilhar as experiências lindas vivenciadas nas missões além-fronteiras.
Há muito por viver e partilhar nestes dias. Acompanhem conosco!

Ir. Neide Lamperti

Confira imagens do desembarque:

Dia 3 – 07/10 – Visita ao Dicastério (Manhã)

Na manhã da sexta-feira, 7, as Irmãs visitaram o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual faz parte a Seção Migrantes e Refugiados.

A primeira parte do dia foi de visita a Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Um setor da Santa Sé que é dirigido de forma direta pelo Papa Francisco.
Éramos aproximadamente 40 irmãs de diferentes países, um sacerdote e um bispo da Africa do Sul e algumas leigas. Tivemos a alegria de visitar este Dicastério que tudo tem a ver com o nosso trabalho na Pastoral das Migrações.
Após a calorosa acolhida por todo o time de trabalho do Setor, foi-nos apresentado o funcionamento e a nova estrutura do Dicastério, bem como, a missão, áreas específicas de atuação, as reflexões teológicas, científicas e base de dados migratórios.
Um dos grandes elementos de trabalho do Dicastério são as consultas realizadas online com as regiões, ou seja, com frequência organizam lives com Irmãs, Bispos, responsáveis das conferências episcopais e organizações, para ajudar na elaboração de diferentes documentos de trabalhos que servem de orientações pastorais.
Ao final, recebemos uma saudação do Cardeal Michael Chzerny, Prefeito do Dicasterio, que agradeceu pelo lindo trabalho que as Scalabrinianas realizam no mundo das migrações, encorajou a todas a continuar, iluminadas pelo espirito de São João Batista Scalabrini, que será canonizado como Pai e Apostolo dos Migrantes.
E, para coroar o momento, foi-nos oferecido um saboroso lanche.

Ir. Neide Lamperti

Confira imagens da visita:

Dia 3 – 07/10 – Visita a a Casa Geral das Scalabrinianas (Tarde)

Já a tarde, as Irmãs visitaram a Casa Geral das Scalabrinianas em Roma. As imagens não deixam dúvidas que foi um momento de fé e alegria!

Confira imagens da visita:

Dia 4 – 08/10 – Rádio Vaticana (manhã)

Durante a manhã desse sábado, 8, algumas Irmãs Scalabrinianas participaram da programação da Rádio Vaticana para falar sobre a missão das Scalabrinianas e a Canonização de Scalabrini. Confira a entrevista no link: vaticannews.va/pt/africa/news/2022-10/um-pai-inspirador-scalabrinianas-acerca-do-fundador.html

Confira imagens:

Dia 4 – 08/10 – Na expectativa pela Canonização

Durante todo o sábado as Irmãs estão, junto aos leigos, distribuindo os kits da Canonização para os peregrinos em vários pontos de acolhida, nos quais também estão acontecendo diversas apresentações culturais.

Confira imagens:

Dia 4- 09/10 – Missa de Canonização de São João Batista Scalabrini

Neste domingo, 9, foi canonizado pelo Papa Francisco São João Batista Scalabrini. Na missa de canonização participaram Irmãs, leigos e migrantes. Durante a homilia, o Papa ressaltou a necessidade de incluir os migrantes e refugiados, dando enfoque às crises de migração atuais, principalmente às vistas no Mediterrâneo e na Ucrânia.

O Bispo Scalabrini, que fundou uma Congregação para o cuidado dos migrantes, aliás, duas: uma masculina e outra feminina, afirmava que, no caminhar comum daqueles que emigram, é preciso não ver só problemas, mas também um desígnio da Providência.[…]Scalabrini olhava mais adiante, para um mundo sem fronteiras, sem barreiras”

Confira imagens:

Dia 5 – 10/10 – Missa de Ação de Graças e Audiência com o Papa

Durante a manhã desta segunda-feira, 10, as Irmãs participaram de uma Missa de Ação de Graças pela Canonização de Scalabrini, que foi seguida por uma audiência da com o Papa Francisco, na Sala Paulo VI. Enquanto aguardavam pela Missa e Audiência, foram compartilhados testemunhos e apresentações culturais. Durante a Audiência, o Papa sublinhou a alegria de estar com os peregrinos que acompanharam a Missa da Canonização de São João Batista Scalabrini.

“De grande relevância foi seu apostolado junto aos migrantes italianos, que naquela época partiam aos milhares. Ele se preocupou com grande caridade e inteligência pastoral de assegurar a eles uma adequada assistência espiritual e material. Também hoje as migrações constituem um desafio muito importante. Somos chamados a viver e difundir a cultura do encontro, entre as pessoas migrantes e dos países que as acolhem.”

Confira imagens:

Dia 6 – 11/10 – Viagem a Piacenza e Visita a Civita di Bagnoregio

Nesta terça-feira, 11, o grupo de Irmãs deixou a cidade de Roma, rumo a Piacenza. No caminho, visitaram a cidade de Cività de Bagnoregio, com o objetivo de conhecer uma das cidades medievais.

Cività di Bagnoregio, é uma aldeia de conto de fadas que está localizada na província de Viterbo, uma cidade empoleirada em uma colina de tufo continuamente ameaçada por deslizamentos de terra e despovoamento. É uma joia única no mundo, considerada uma das mais belas aldeias da Itália e é apelidada de ‘cidade que morre’, por causa do seu destino lento e inexorável que a condenou a erosão. Na viagem, as Irmãs visitaram, também, a gruta de São Boaventura.

A expectativa do grupo foi chegar em Piacenza, onde Scalabrini foi bispo e exerceu a maior parte de seu apostolado.

Confira imagens da viagem e visita:

Dia 7 – 12/10 – Passeio por lugares Scalabrinianos em Piacenza
Na quarta-feira, 12, as Irmãs visitaram o Santuário de Rivergaro – Nossa Senhora das Graças, visitado frequentemente por Scalabrini, onde atualmente vive uma comunidade dos padres Scalabrinianos. Visitaram, também, o museu na casa das Irmãs Scalabrinianas e a Casa Mãe dos padres Scalabrinianos. Por fim, participaram de uma Celebração Eucarística na Igreja Santo Antônio e visitaram a Catedral de Piacenza, onde está a urna de Scalabrini e foi realizado um momento de oração.

Confira imagens do passeio:

Dia 8 – 13/10 – Lugares Scalabrinianos em Fino Mornasco e Como
Na quinta-feira, as Irmãs foram a Fino Mornasco, local de nascimento e batismo de São João Batista Scalabrini. Na paróquia San Bartolomeo ele exerceu a missão de Pároco por 5 anos. Ali, as Irmãs participaram da Eucaristia.

Também visitaram Como, diocese de São Scalabrini, e onde ele escreveu o pequeno catecismo para a infância. Conheceram, também, o Seminário Diocesano de Como, local onde São Scalabrini cursou filosofia e teologia e recebeu ordenação sacerdotal. Mais informações sobre esses locais podem ser obtidas no link: turismo.diocesidicomo.it/itinerari-scalabriniani/portugues/

Confira imagens da visita:

Dia 10 – 14/10 – Visita à Milão

Durante a sexta-feira, 14, as Irmãs visitaram a cidade de Milão, onde puderam conhecer a Catedral de Milão, onde está o túmulo de São Carlos, padroeiro da Congregação. Também, visitaram a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Estação Central de Milão, onde Scalabrini presenciou a cena que o marcou para sempre: o embarque de milhares de migrantes para a América em busca de uma vida melhor.

Confira imagens da visita:

Dia 11 – 15/10 – Retorno

Entre a noite se sexta-feira, 14, e o sábado, 15, as Irmãs iniciaram a viagem de retorno à casa, levando na bagagem grandes emoções!

Confira imagens do retorno:

Da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]