A Celebração do ano Scalabriniano faz memória dos 25 anos da Beatificação do fundador Dom João Batista Scalabrini. Cada irmã é convidada a envolver-se em diferentes ações para melhor vivenciar o ano scalabriniano nos aspectos: religioso, social, acadêmico e cultural. Muitas ações estão sendo programadas com carinho, a partir das sugestões provindas das irmãs e as apontadas no Capítulo Provincial realizado em dezembro de 2021 em Jundiaí/SP.
São Scalabrini é a razão da nossa existência como missionárias Scalabrinianas. Deixou-nos o legado do carisma fecundado no amor e entrega de sua vida pela causa dos migrantes e refugiados. Seu olhar profético se estende desde a estação de Milão, atravessa oceanos e se atualiza nos horizontes de cada uma de nós, na vida e missão nas longas peregrinações e travessias de muitos homens e mulheres que anseiam por vida plena e digna. Celebrar o ano scalabriniano nos move em atitude de gratidão a Deus pelas dádivas oferecidas generosamente através de São Scalabrini na força de sua espiritualidade, testemunho e ação em favor das necessidades do povo migrante.
Como Scalabrinianas brota em nós a missão de anunciar, profetizar, animar, abençoar, consolar, reconciliar, defender e indicar caminhos na vida dos migrantes e refugiados. Eles são a razão de nossa consagração e missão. A graça de Deus nos fortalece a cada dia e nos potencializa seguir a Jesus Cristo nas pegadas do povo peregrino. O tempo do ano Scalabriniano nos convida e nos convoca a viver essa experiência como graça e bênção do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Convido todas as irmãs, formandas e leigos a fazer parte das diferentes dinâmicas que o ano scalabriniano carrega na bagagem das ações apostólicas da mística e espiritualidade. Desenvolveremos atividades com os três institutos da Família Scalabriniana, movidas pelo entusiasmo, ação de graças e a vivência do carisma scalabriniano feito vida e ação.
O Ano Scalabriniano será antes de tudo um encontro com Jesus, o mestre que encantou Scalabrini e a cada uma de nós que o seguimos. É tempo de revisitar nossa história, nossas memórias e permitir que o novo de Deus desperte em nós e nos transforme como mulheres amadas e animadas por Deus para viver nossa consagração na fidelidade e na fé.
Temos a certeza de que o carisma scalabriniano circula pelas veias de todos quantos são parte da missão. Os migrantes e refugiados se colocam em movimento à luz de suas necessidades e realizações. Celebrar o ano scalabriniano nos recria com muitos gestos e dedicação. Vivemos o tempo da graça plena e entrega generosa de quem se coloca a caminho humildemente com o nosso Deus. Deus se faz história, se faz presente em nossa Congregação, no rosto de cada irmã, formanda e leigos que vivem com amor e generosidade o projeto de Deus. As diferenças e certezas do Verbo que se faz carne sinaliza a vida que se plenifica e se faz missão.
A família Scalabriniana: os missionários, as irmãs e as missionárias seculares espalhados pelo mundo viverão o ano scalabriniano junto aos Leigos (as) Missionários (as) Scalabrinianos (as) e a tantos outros que são parte da caminhada, lembrando os 25 anos da beatificação de Scalabrini e o pedido da graça da sua canonização.
Salve, Salve, Scalabrini.
Ir. Carolina de França, Conselheira para a Região Hispânica
Coord. das atividades do ano scalabriniano da PMMM
Em 7 de novembro de 2021 iniciou o Ano Scalabriniano, que terá sua conclusão no dia 9 de novembro de 2022, dia do 25º aniversário da beatificação de João Batista Scalabrini.
As famílias scalabrinianas (padres, irmãs, missionárias seculares e leigos) no mundo inteiro querem nesse ano rezar, celebrar e divulgar o carisma tão atual nascido na Igreja através do testemunho do bispo de Piacenza, Pai e Apóstolo dos Migrantes. Esse ano tem como tema: “Fazer do mundo a Pátria da Humanidade”, para encorajar o acolhimento daqueles em situação de mobilidade humana.
Em 09 de novembro de 1997, o papa São João Paulo II proclamou beato João Batista Scalabrini. Na ocasião, o santo padre destacou em sua homilia que Scalabrini fora atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia e que se fez tudo para todos, em benefício dos mais necessitados. E acrescentou: devido ao seu amor para com os pobres, e em particular para com os emigrantes, fez se apóstolo dos numerosos concidadãos obrigados a emigrar, com frequência em condições difíceis e com o perigo concreto de perder a fé: foi para eles pai e guia segura.
“Este ano será oportuno para que possamos aprofundar nosso conhecimento sobre a vida e obra do nosso Fundador e conhecendo-o, amá-lo mais, buscando permitir que o Carisma a ele confiado por Deus se torne mais vida em nós e em nosso serviço cotidiano”
Atividades com a Família Scalabriniana
Atividades da Província Maria, Mãe dos Migrantes
Atividades Religiosas
Atividades nas Redes Sociais
a São João Batista Scalabrini
Oh, São João Batista Scalabrini,
com coração de Bispo e fervor de Apóstolo,
Tu te fizeste tudo para todos.
Escutaste o clamor dos migrantes,
falaste em seu nome, defendeste seus direitos.
A Eucaristia foi teu sustento,
a Cruz de Jesus teu refúgio,
Maria, Mãe da Igreja, teu conforto.
Por tua intercessão
Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo,
conceda paz a toda a humanidade,
proteja os que cruzam
mares e fronteiras apoiados na esperança,
abençoe a nós e nossos familiares
e conceda-nos a graça
que confiantes te pedimos. Amém
Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai
Postulazione Generale dei Missionari Scalabriniani – Via Ulisse Seni, 2 – 00153 Roma, Italia
[email protected]
© 2024 All rights reserved - DIREITOS RESERVADOS