Ano Scalabriniano em pauta na Congregação

Por ocasião das celebrações do Ano Scalabriniano (2021-2022), a Congregação das Irmãs Missionárias Scalabriniana reuniu-se no sábado, 22, em um seminário on line, para aprofundar sobre o carisma e legado deixados por Scalabrini o qual, ainda hoje, inspira muitas pessoas. 

O evento esteve na Coordenação do Governo Geral, com o apoio do CSEM (Centro de Estudos Migratórios). O CSEM destacou este evento como uma “re-cordação”, envolvendo o “coração”; uma “co-memoração”, fazendo uma memória coletiva e comunitário; uma “re-vivificação”, como legado vivo, do qual brota vida e que deve ser constantemente revitalizado e praticado. Realizado logo pós o evento da canonização de Scalabrini, o seminário foi um grande passo, sobretudo no que diz respeito ao compromisso junto aos migrantes e refugiados.

Ir. Neusa de Fátima Mariano, mscs, Superiora Geral, deu a abertura do seminário, para logo a seguir, refletirmos o tema: Scalabrini e sua contemporaneidade: pastor e missionário atento às questões sociais”, com o Pe. Graziano Battistella, CS.

A seguir, o tema abordado foi “O legado de Scalabrini na pastoral de migrantes e refugiados: experiências pastorais”, com Ir. Marileda Baggio, mscs; Ir. Maria Eugenia Vazquez, mscs (ASCALA, República Dominicana); Fátima Domingas Viccari (LMS, Brasil) e Beatrice Panaro, mss, (Suiça-Italia). 

Os temas refletidos trouxeram desafios e grandes perspectivas para refletir o carisma da Congregação, na Igreja e no mundo.

Da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados