Pesquisar

Centro de Acolhida Bienvenu
(Bienvenu Shelter)

Visite o site

Bertrams, Joanesburgo – África do Sul

“Eu era peregrino e me acolhestes” (Mt 25,35)

O Centro de Acolhida Bienvenu oferece desde serviços de estadia até capacitações profissionais em diversas áreas, que permitem às mulheres refugiadas e da comunidade local gerar renda para si e suas famílias. 

O Centro de Acolhida Bienvenu para Mulheres e Crianças foi criado em 2001 pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas, com a intenção de apoiar e ajudar a reconstruir as vidas de mulheres refugiadas na África do Sul.

Bienvenu Shelter em números

Adapte o seus números e resultados para que eles apareçam aqui.

1
Trabalhadores
voluntários
1
capacitações
em 2021
1
Atendimentos
em 2021
1
Anos de
trabalho

Conheça o Centro Bienvenu

Era o início do novo milênio e na cidade de Joanesburgo, mulheres missionárias e mulheres refugiadas ansiavam por soluções e projetos que tivessem o poder da esperança e a força de reconstruir vidas. Nos diálogos, encontros e esforços de articulações multilaterais, um sonho foi ganhando forma e um projeto foi sendo estruturado, com apoio da igreja local, das lideranças migrantes e refugiadas, de amigos e benfeitores, de colaboradores e muitas voluntárias/os, que se somaram às Irmãs Missionárias Scalabrinianas, que lideravam a iniciativa.
A solidariedade de muitos e, em particular, a fé dessas mulheres corajosas fizeram o milagre do jubileu se tornar um projeto que tomou corpo em forma de centro de acolhida. Em 23 de março de 2001, graças a um conjunto de fatores positivos e à solidariedade compartilhada, ideias, recursos, serviços e amor, fizeram surgir em Bertrams, um bairro periférico da cidade de Joanesburgo, uma casa para mulheres e crianças que levou o nome de Centro de Acolhida Bienvenu para mulheres refugiadas e suas crianças (Bienvenu Shelter for Refugee Women and their Children). O nome do Centro de Acolhida é uma homenagem ao fundador da congregação das Irmãs da Sagrada Família, Pierre Bienvenu Noailles, que doou o imóvel onde a obra foi iniciada.

O que realiza

O Centro Bienvenu oferece diversos serviços a mulheres e crianças refugiadas, sendo eles: Acolhida residencial temporária para mulheres e crianças refugiadas em 6 quartos coletivos e um reservado para casos particulares, como situações de doença ou casos de mulheres com bebês recém-nascidos, por exemplo. A capacidade é para até 45 pessoas, entre mulheres e crianças. Durante o ano inteiro acolhemos em torno a 200 pessoas, provenientes dos mais variados países do Continente Africano, sendo a maioria de idioma inglês e francês, de aproximadamente 10 nacionalidades. Após um período que dura em média de 6 a 9 meses de permanência no Centro, conseguem tomar suas vidas nas mãos e seguir adiante em processos de autonomia e realização pessoal.
Além do programa primordial da Acolhida para mulheres e crianças refugiadas, o Bienvenu Shelter conta também com a Mother Assunta Baby Room e Lovely Bears Creche, com serviço de maternal para os bebês de até 3 anos de idade e uma creche para as crianças de 3 a 6 anos. Esta iniciativa apoia as mães residentes do Centro e da Comunidade em geral que precisam de um lugar para seus filhos enquanto trabalham ou procuram emprego. Em média, atendemos anualmente 80 crianças.
O Centro de Treinamento Madre Assunta – Programas de Empoderamento foi inaugurado em 2017 e é sinal de qualificação das ações e programas do Centro de Acolhida Bienvenu, que assim pode contar com um espaço mais amplo e adequado para suas atividades de empoderamento e profissionalização das mulheres refugiadas residentes e da comunidade local que participam dos cursos e demais atividades de orientação, formação e desenvolvimento de habilidades que favoreçam oportunidades reais de inserção laboral e geração de renda para si e para suas famílias. Seu foco principal é a capacitação através de cursos formais, com acesso aos recursos necessários para a aprendizagem e prática da profissão aprendida.
O Serviço de apoio comunitário é um programa que consiste em assegurar às Mulheres e crianças que passam pelo Centro Bienvenu, o suporte que ainda necessitam para conseguir sustentar a si mesmas e seus filhos/famílias; o programa também apoia à comunidade em geral através do atendimento às famílias vulneráveis de refugiados, migrantes e sul-africanas, onde recebem apoio de alimentação, vestuário, aluguel, creche para as crianças; material e uniforme escolar, apoio sócio-emocional.
Em 2021, foram assistidas 11.868 pessoas, alcançando 43.353 pessoas indiretamente apoiadas pelo nosso programa comunitário, em colaboração com o Departamento de Pastoral para os Migrantes e Refugiados da Arquidiocese de Johannesburg.

 

 

Entre em contato

Tel: +27 11 6242915 

E-mail: [email protected] 

Site: bienvenushelter.scalabrinianas.org

Facebook: Bienvenu Shelter

Localização

36, Terrace Road
Johannesburg, RSA

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]