Pesquisar

Brasileiros viajam algemados em primeiro voo de deportação dos EUA de 2023

Mais de 3.800 brasileiros já foram apreendidos ao tentar entrar nos EUA irregularmente em 2023

Na sexta-feira, 27, chegou ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, o primeiro voo de 2023 com brasileiros deportados dos Estados Unidos. O número de passageiros não foi divulgado, mas estima-se entre 60 e 100 imigrantes tenham sido trazidos de volta ao país. De acordo com informações, os imigrantes viajaram algemados.

No voo também estavam três pessoas procuradas por crimes cometidos no Brasil e que haviam fugido para os Estados Unidos. Todos foram presos por agentes da Interpol após o desembarque.

Em outubro de 2019, o Brasil passou a admitir o envio de dois voos mensais para repatriar brasileiros, sempre fretados pelo governo americano. Segundo dados compilados pela Universidade de Montes Claros, entre outubro de 2019 e novembro de 2022, mais de 7.500 brasileiros que entraram nos EUA sem vistos foram deportados em 80 voos fretados.

Em sua maioria, os brasileiros deportados dos EUA são aqueles que entraram ou tentaram entrar no país sem visto ou que não obtiveram autorização para ficar, mas também há os que foram condenados por crimes e que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.

Em muitos casos, os imigrantes, que viajam com os pés e mãos algemados durante todo o voo, reclamam de maus tratos, assunto que é alvo de contestações diplomáticas entre Brasil e EUA. Em uma ocasião, um menor de idade brasileiro viajou algemado em um voo de deportação, o que provocou protestos verbais do Itamaraty junto ao Departamento de Estado americano.

Recentemente, o presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou que pretender rever algumas regras sobre o assunto em sua primeira reunião com Joe Biden marcada para a próxima semana em Washington, D.C.

De acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), pelo menos 3.836 brasileiros foram detidos ao tentar entrar no país sem vistos durante o Ano Fiscal de 2023, iniciado em outubro de 2022. No Ano Fiscal de 2022, encerrado em setembro passado, 57.021 brasileiros foram detidos na mesma situação.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]