Pesquisar

Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

CAXIAS DO SUL – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

Acolher, proteger, promover e integrar pessoas em situação de mobilidade

Na entrada do CAM, encontram-se representantes do setor de RH da AESC, ao lado da  Irmã Celsa Zucco, Diretora do Centro de Atendimento ao Migrante.

O CAM atua desde 1984 na cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

O CAM em números

Atualmente o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) conta com 10 funcionários e 5 voluntários

Pessoas
acolhidas
1
Capacitações
profissionais
1
direitos
garantidos
1
atendimentos
em 2021
1

Conheça o CAM

O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), instituição vinculada a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas (MSCS) e mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), teve origem em uma pesquisa documental realizada pelas Irmãs da Província Imaculada Conceição, na década de 1980, atentas ao fluxo migratório do campo à cidade e de seus aspectos socioculturais. Como resultado da pesquisa, no dia 04 de junho de 1984, foi constituído o Centro de Atendimento ao Migrante que, com o passar do tempo, foi se adequando as diferentes realidades e necessidades. Durante o a ano de 2018, a AESC redimensionou as atividades do CAM, o qual passou a ser um ‘serviço de responsabilidade social’, dando maior visibilidade à missão Scalabriniana ao se consagrar como referência internacional às vítimas de violência e violação de direitos.

O que realiza

Para realizar sua missão, o CAM disponibiliza oito serviços principais: Acolhida Diária; Promoção da defesa e garantia de direitos; Atendimento jurídico gratuito e especializado; Advocacy; Meios de vida e empregabilidade; Tele atendimento em saúde mental; Formações e capacitações; Programa de voluntariado. Estes serviços são realizados a partir do atendimento aos migrantes e refugiados, por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, atendimento e acompanhamento social, incidência política em prol da garantia de direitos, relatórios sociais e de atendimento, entre outras estratégias.

Por que realiza

Cabe ao CAM acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas, independente da fé, cultura e tradição, ofertando serviços de qualidade, competência, respeito, dignidade, imparcialidade e não discriminação, alinhados às políticas públicas, em parceria com entidades civis e religiosas, consolidando a missão da Congregação MSCS e a prática da responsabilidade social.

Entre em contato

Telefone: +55 (54) 3027-3360

WhatsApp: +55 54 99107-8434

E-mail: [email protected] 

Facebook: Centro de Atendimento ao Migrante Caxias do Sul – CAM

Localização

Rua Professor Marcos Martini, 1600
CEP 95032-500 – Marechal Floriano, Caxias do Sul – RS

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]