Pesquisar

Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes de Angola e São Tomé (CEPAMI)

Luanda – Angola

“Eu era migrante e tu me acolheste” (Mt, 25,35)

O CEPAMI atua em 19 dioceses de Angola e uma em São Tomé, preparando líderes para o serviço de atendimento pastoral.

O CEPAMI tem o objetivo de dinamizar, coordenar e animar a Pastoral para os migrantes e itinerantes no âmbito da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST),a fim de tornar presente o rosto do Cristo Peregrino, vivendo a unidade na diversidade, promovendo a comunhão na universalidade da Igreja e a sociedade

O CEPAMI em números

O CEPAMI atua desde 2006 em Angola e São Tomé

1
DIOCESES
ATENDIDAS
1
Animadores da pastoral
1
ANOS DE
ATUAÇÃO
1
Setores de
atendimento

Conheça o Cepami

A Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes de Angola e São Tomé (CEPAMI) é um organismo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), criado em 31 de outubro de 2006, com a finalidade de organização e dinamização dos diversos serviços pastorais conforme as recomendações do Sector Migrantes e Refugiados, do Dicastério para o Serviço do desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé. Ela incorpora os setores específicos da Pastoral para os refugiados, repatriados e deslocados internos, Apostolado do Mar, Pastoral da Aviação Civil, Pastoral da Estrada e Comunidades de Migrantes. Nos valores, destaca-se a espiritualidade da comunhão, interculturalidade e universalidade, esperança e fé, itinerância e missionariedade, fraternidade e justiça, acolhida, solidariedade, hospitalidade, respeito e tolerância, unidade na pluralidade e diálogo inter-religioso. 

O que realiza

A CEPAMI atua em diferentes âmbitos: organização e formação intensiva de agentes sociais para o trabalho nas dioceses, dinamização de workshops, conferências, seminários com temas migratórios específicos para Agentes da Ordem Pública, educadores, universitários e pessoas em geral. Trabalhos em redes e parceiras e no desenvolvimento de um conjunto de ações, de ordem formativa e profissionalizante, de assistência e orientação, decorrentes da necessidade e da demanda dos refugiados, repatriados e deslocados internos. São implementados diferentes projetos, em áreas onde estas pessoas estão mais vulneráveis, priorizando, cursos profissionalizantes para as mulheres, bem como formação humana, social e empreendedorismo. Atendimentos e advocacia para necessidades pertinentes dos refugiados. Divulgação contínua dos meios de comunicação social para consciencializar a Igreja e sociedade para o acolhimento, proteção e ajuda das pessoas em situação de mobilidade. Organização de celebrações diversas pelo Dia Mundial do Migrante, Dia Mundial do Refugiado com organização de missas televisivas e radiofônicas, exposições e feiras culturais, entre outros. Além disso, cada setor específico tem seu programa particular de atividades.

POR QUE REALIZA
A missão específica do CEPAMI consiste em sensibilizar a sociedade civil e a Igreja, colaborando para que as pessoas em situação de mobilidade a sintam-se família, integrados e protagonistas de uma nova sociedade, sem preconceito, racismo, xenofobia, que aceita e abraça a diversidade cultural.

Entre em contato

WhatsApp: +244 923 537 784 

E-mail: [email protected]

Facebook: Cepami Angola

Instagram: cepamiangola

Localização

Aqui você ode citar os pontos de referência para chegar na sua obra.

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]