Pesquisar

Centro de Formação Madre Assunta Marchetti

PORTO VELHO – RONDÔNIA – BRASIL

"Sorri-nos uma grande esperança"

O Centro de Formação Madre Assunta Marchetti atua na luta pelo protagonismo dos migrantes, auxiliando na formação de lideranças e estimulando as várias formas de organização na reconstrução de suas vidas.

As Irmãs Scalabrinianas estão presentes em Porto Velho, Rondônia, desde 1983, de forma a responder às demandas migratórias na região, elaborando ações de reflexão, representatividade e conscientização.

O Centro de Formação em números

O Centro de Formação Madre Assunta Marchetti oferece diversos cursos formativos, além de atividades de roda de conversa e oficinas.

1
Famílias
atendidas por ano
1
voluntários
1
funcionários

Conheça o Centro

As Irmãs Scalabrinianas chegaram em Porto Velho, Rondônia, no ano de 1983, iniciando o serviço da pastoral do migrante, que passou a responder às demandas migratórias através de uma organização atuante junto à Igreja local e sociedade civil, para oferecer melhores oportunidades aos migrantes com grande vulnerabilidade social, que se cadastram na pastoral para brindar ajuda humanitária. Neste processo de caminhar, se juntaram várias parcerias e ajudas de projetos que tem promovido o acolhimento dos migrantes, além de propormos uma articulação com as demais pastorais e movimentos para construir processos organizativos e coletivos dos migrantes. Realizamos, ainda, eventos como Semana do Migrante, acompanhamos a temática da Campanha da Fraternidade, elaboramos ações de reflexão, representatividade e conscientização, contando com um cronograma de diversas atividades como formação, roda de conversa e oficinas.

O que realiza

Tratamos de expandir as ações da PMMM, lutando pelo protagonismo dos migrantes, formando lideranças e estimulando as várias formas de organização na reconstrução de suas vidas. Realizamos trabalhos em parceria com a Defensoria Pública da União, diante de situações de trabalho escravo, tráfico humano, discriminação, homofobia e todas as formas de preconceito e rejeição aos migrantes. Estamos construindo espaços para as expressões religiosas e culturais respeitando a cultura e costumes de cada país, além de prestarmos orientação, assessoria jurídica e integração, cursos de língua portuguesa, panificação, gastronomia e confeitaria para pessoas que se encontrem em maior vulnerabilidade social. Em parceria com vários projetos, promovemos, em casos pontuais, traslados a outros estados e cidades para uma melhor oportunidade de trabalho, em locais com mais ofertas de emprego. Além disso, também prestamos ajuda com dinheiro para aluguel, cestas básicas e ajuda de meios de vida.

Entre em contato

Localização

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]