Pesquisar

INSTITUCIONAL

A Congregação das

Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas

Missão

Scalabrinianas por um mundo sem fronteiras

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, foi fundada pelo bispo São João Batista Scalabrini, em Piacenza, aos 25 de outubro de 1895, e tem como cofundadores os irmãos: venerável Padre José Marchetti e a bem-aventurada  Assunta Marchetti.

O carisma congregacional nasceu na época da grande emigração italiana em direção às Américas, em fins do século XIX, como resposta sociopastoral concretizada através de Instituições de caráter religioso. Essas continuam no tempo através dos ‘herdeiros do carisma’ de São João Batista Scalabrini: os Missionários de São Carlos Borromeo e as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo. Mais recentemente surgiram as Missionárias Seculares Scalabrinianas, que, também, tem no bispo Scalabrini a inspiração para sua fundação e desfrutam do mesmo carisma; há também o Movimento dos Leigos Missionários Scalabrinianos.

Com o passar do tempo, recuperou-se o valor profundo de alguns elementos presentes na história, como a palavra latina “Humilitas”, elemento determinante na vida do Fundador, o qual por sua vez, a havia recebido de São Carlos Borromeo, o patrono, por ele escolhido, para as Congregações. A partir deste Brasão, as Scalabrinianas apreendem a ser  humildes servas, zelosas irmãs dos migrantes e refugiados.

Acompanhando os migrantes e refugiados em seu êxodo, as Scalabrinianas se inspiram em Jesus Cristo Peregrino que, no caminho de Emaús, se faz próximo dos caminheiros e, que com sensibilidade pedagógica, toma a iniciativa de um diálogo que conduz os discípulos à descoberta de sua identidade, isto é, a Verdade. A pessoa em mobilidade encontra na Irmã mscs apoio e acolhida e, por sua vez, o migrante assume a função de mestre para elas, pois as convida, constantemente,  a assumir a vivência do carisma entre eles e com eles.

Missão carismática da Congregação 

A missão é o serviço evangélico e missionário aos migrantes e refugiados, especialmente aos mais pobres e necessitados. Nascida na Itália, expandiu-se, inicialmente, no Brasil e em seguida na Europa (1936), na América do Norte (1941) e, nos últimos anos, em vários países da América Latina, da África e da Ásia. As Scalabrinianas consagram sua vida a Jesus Cristo, segundo as exigências do carisma. 

As Scalabrinianas, ao longo da história congregacional se dedicaram, e ainda continuam a servir através da educação, à ação social-pastoral, no serviço da pastoral da saúde, da catequese, e em especial em favor dos migrantes e refugiados mais vulneráveis.

Fiéis ao carisma e atentas aos desafios da mobilidade, as Scalabrinianas  acolhem a proposta da Igreja, colocando-se a serviço dos que estão envolvidos no drama do fenômeno das migrações, sendo sinal da ternura de Deus e testemunho particular do mistério da Igreja, “casta, esposa e mãe, motivadas pelas Palavras do Evangelho: “Eu era estrangeiro e vocês me acolheram” (Mt 25,35).

Espiritualidade

O que define a espiritualidade de uma Congregação é o modo de viver de seus membros. É o jeito de se deixar guiar pelo Espírito de Deus. A espiritualidade, é, portanto, a forma como a pessoa vive o evangelho, como vive a fé. É relação com Deus Trindade. É fazer a experiência do “amor primeiro” (1Jo 4,10.19; 1Cor 3,1-17; 1Ts 5,23-24). A santidade é a meta da espiritualidade, é a vocação de todo o batizado. O Deus de Israel, já no Primeiro Testamento (AT) se revelou “o Santo” e chamou-nos à santidade (Cf. Lv 11,44; 20,26ss) e Jesus confirmou está verdade: “Sede santos como o vosso Pai celeste é santo” (Cf. Mt 5,7.43; Lc 6,36).

A espiritualidade scalabriniana é um dom de Deus para a Igreja, não somente algo intimista para as Irmãs, mas é como o perfume que se expande toda a vez que alguém serve. As Normas Constitucionais das Scalabrinianas afirmam que a espiritualidade é: Cristocêntrica em perspectiva trinitária e se alimenta, principalmente, da Eucaristia, da Palavra de Deus, da devoção a Maria e dos apelos dos migrantes, sempre em vista da expansão do Reino de Deus no mundo da mobilidade humana. 

Atualidade da Congregação

Atualmente, a Congregação tem sua sede geral em Roma. As Scalabrinianas, vivendo o carisma recebido do fundador, acolhem o amor de Deus como um dom e assumem, com alegria, a responsabilidade de  transmiti-lo a todos os que sofrem as mazelas da migração e do refúgio. Desta maneira, garantem a continuidade da intuição profética do fundador, São João Batista Scalabrini que, depois de tê-la concretizada como projeto sociopastoral, confiou os seus primeiros passos à generosa determinação dos cofundadores: o venerável Padre José Marchetti e a bem-aventurada Assunta Marchetti. Atualmente a congregação marca presença em 27 países, conta com aproximadamente 600 irmãs. 

Faça parte dessa Missão

Seja você também uma Irmã Scalabriniana. Saiba mais sobre a missão que as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, realizam no Brasil e em outros 26 países. Entre em contato conosco. Venha testemunhar o amor de Cristo peregrino junto aos que se encontram em mobilidade e mais precisam do seu amor, dedicação e solidariedade. Você é muito bem-vinda entre nós! Cristo conta com você, e os migrantes e refugiados, também!

Ir. Analita Candaten
Conselheira Provincial da Formação

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]