EUA e México anunciam acordo para receber até 24.000 migrantes venezuelanos

Medida vale para venezuelanos que chegarem de avião nos EUA. Migrantes que cruzarem a fronteira sul serão devolvidos ao México, para onde 300 pessoas já foram devolvidas

O governo dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira, 12, um acordo com o México para aceitar a entrada de até 24.000 migrantes venezuelanos por avião, uma via legal semelhante à aplicada aos ucranianos. A medida permite a expulsão de volta ao México daqueles que entrarem ilegalmente pela fronteira sul.

O plano “para reduzir a imigração irregular de venezuelanos inclui um novo processo para trazer legalmente e com segurança até 24.000 deles”, informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA. “Mas aqueles que tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos serão devolvidos”.

Em janeiro o governo mexicano começou a solicitar visto aos venezuelanos, o que levou milhares de pessoas a tentar cruzar o país clandestinamente ou em caravanas que buscam chegar aos Estados Unidos.

Após a medida entrar em vigor, ainda na quarta-feira, pelo menos 100 venezuelanos foram devolvidos para a cidade mexicana Ciudad Juárez. Um segundo grupo de 200 pessoas se somou ao primeiro na quinta-feira, 13, de acordo com imigrantes e ativistas.

Os venezuelanos receberam com tristeza a notícia sobre as novas condições de entrada nos Estados Unidos, onde muitos deles têm parentes. Vários ficaram sem dinheiro e os abrigos para migrantes em Ciudad Juárez estão lotados. Além disso, a exposição à violência é ainda maior nessa situação.

Durante o ano fiscal de 2022, que foi encerrado em 30 de setembro, mais de 2 milhões de pessoas foram apreendidas na fronteira dos EUA com o México. Em agosto, último mês em que os dados do Serviço de Proteção e Alfândega dos EUA foram atualizados, mais de 25 mil venezuelanos tentaram cruzar a fronteira.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados