Pesquisar

Missão Scalabriniana em Roraima - GAPE

Boa Vista – Roraima – Brasil

Trabalhando juntos pela autonomia dos migrantes e refugiados

Além dos benefícios financeiros que trazem aos participantes, os grupos GAPE fortalecem os laços sociais entre os participantes e contribuem para o desenvolvimento humano integral.

Desde 2019, a Missão Scalabriniana em Roraima desenvolve o programa “Meios de Vida”, que inclui algumas iniciativas econômicas, entre elas o GAPE (Grupos Autogeridos de Poupança e Empréstimos), que tem o objetivo de proporcionar meios autônomos de subsistência a migrantes e refugiados.

A Missão Scalabriniana - RR em números

Além do desenvolvimento do projeto GAPE – Grupos Autogeridos de Poupança e Empréstimos, a Missão Scalabriniana em Roraima também oferece atendimento jurídico aos migrantes e pessoas em vulnerabilidade.

PESSOAS
ATENDIDAS
1
Atendimentos Jurídicos
1
PARTICIPANTES
DO GAPE
1
Venezuelanos
Atendidos
1

Conheça o GAPE

A Missão Scalabriniana em Boa Vista, Roraima, desenvolve desde 2019 o programa “Meios de Vida”, que inclui algumas iniciativas econômicas que tem o objetivo de proporcionar meios autônomos de subsistência a migrantes e refugiados. Em Boa Vista trabalha-se com a população venezuelana, que migrou para o Brasil para escapar da grave crise que o país enfrenta. Além disso, a Missão também oferece atendimento jurídico a migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O que realiza

A metodologia GAPE (Grupos Autogeridos de Poupança e Empréstimos) oferece oportunidades seguras e frequentes de economizar convenientemente em suas próprias comunidades.
O GAPE é um grupo de pessoas auto selecionadas composto entre 7 a 20 membros, que juntam dinheiro num fundo do qual eles podem pedir emprestado. O empréstimo é reembolsado com juros, fazendo com que o fundo cresça. Estas atividades de poupança e empréstimos ocorrem durante um ciclo com duração pré-estabelecida (normalmente de 9 a 12 meses), no final os fundos são distribuídos aos membros, proporcionalmente às suas poupanças totais. Além disso, os GAPE contribuem para um fundo secundário destinado a responder a emergências dos membros.
Além de seus benefícios financeiros, os grupos GAPE fortalecem os laços sociais entre os participantes e contribuem poderosamente para o desenvolvimento humano integral.
Os grupos GAPE prosperam em áreas urbanas e rurais empobrecidas, longe do alcance das instituições financeiras formais. Mesmo em áreas onde os serviços financeiros formais estão disponíveis, os grupos GAPE são procurados por sua flexibilidade, transparência e estratégia de serviço exclusiva. Os programas GAPE podem ser implementados por organizações locais sem histórico de prestação de serviços financeiros, pois seu papel é recrutar, treinar e supervisionar o trabalho dos agentes comunitários que capacitam os grupos.

Por que realiza
Com o objetivo de promover a integração das pessoas que vivem em contextos de mobilidade humana, fortalecendo os sistemas de atenção integral, com especial ênfase na população de origem venezuelana residente na região norte do Brasil.

Entre em contato

WhatsApp: +55 95 98412-8333 Ir.Joana
+55 95 99119-5506 Alexandra
+55 95 98410-0023 Ana Brito
+55 95 99123-9912 Israel

E-mail: [email protected]

Localização

Calle Miguel Lupi Martins, 380
CEP 69306-715 – São Pedro, Boa Vista, RR

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]