Pesquisar

Governo brasileiro cria programa de atenção a refugiados afrodescendentes

Na ocasião, foi lançado o Observatório Moïse Kabagambe, que irá monitorar a violência contra migrantes e refugiados no Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Sheila de Carvalho, anunciaram na segunda-feira, 23, o lançamento do Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio para Pessoas Afrodescendentes e a Implantação do Observatório Moïse Kabagambe.

Durante o evento, o ministro assinou uma portaria que institui a criação de um grupo voltado ao estabelecimento da Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia. Segundo o Ministério, o foco da política será a construção de parcerias com organizações da sociedade civil, organizações internacionais, estados e municípios.

O Observatório Moïse Kabagambe, lançado na ocasião, vai atuar no mapeamento da violência contra refugiados e solicitantes de refúgio que são alvo de xenofobia em todo o Brasil. Moïse Kabagambe foi um refugiado congolês que foi assassinado em um quiosque no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 24, a sua morte completa um ano.

Para Flávio Dino, os refugiados precisam da ação do estado brasileiro. “O Brasil também é dos migrantes, dos refugiados e apátridas. Só pode ser patriota quem entende essa dimensão universal”, declarou o ministro.

Conforme levantamento do Conare até dezembro de 2022, o Brasil reconheceu 1.474 congoleses como refugiados. Os primeiros reconhecimentos de refugiados ocorreram há 30 anos.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual, com informações da Agência Brasil

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]