Pesquisar

Grupos GAPE de Boa Vista conquistam terrenos próprios

Em Boa Vista, Roraima, as Irmãs Scalabrinianas já formaram 31 grupos de pessoas migrantes, entre eles mulheres e homens, que são capacitados com a metodologia GAPE – Grupos Autogeridos de Poupanças e Empréstimos. Desses, 11 já conseguiram comprar seus terrenos com os valores poupados em um prazo de nove meses a um ano de trabalho em grupo.

Nestes 11 grupos, são 50 famílias beneficiadas de suas próprias economias. Todos os terrenos adquiridos estão legalizados pela prefeitura e, uma vez que é dada a entrada no valor, os migrantes já recebem a escritura e passam a pagar pequenas prestações mensais com um carnê oferecido pela prefeitura.

Um dos grupos que conquistou a compra de um terreno já iniciou a construção das casas com um plano arquitetônico oferecido gratuitamente por uma arquiteta. Todo o trabalho do GAPE em Boa Vista é coordenado pela Irmã Joana da Silva, Missionária Scalabriniana, e sua equipe de trabalho.

Deus é a força que necessitamos para mostrar a nós mesmos que podemos viver em terra estrangeira, conforme o que dizia Scalabrini: “Para o migrante, Pátria é a terra que lhe dá o pão”.

Os GAPES
Os Grupos Autogeridos de Poupanças e Empréstimos (GAPE) são compostos por 7 a 10 pessoas e, quando já estão capacitados, começam a poupar suas pequenas economias em uma caixa de madeira onde tem 3 cadeados para manter fechada e segura de que nada vão abrir a não ser no dia da reunião de equipe junto com o agente de campo.

Cada equipe é formada por: 1 Presidente, que certifica que a reunião siga de acordo os procedimentos propostos pelo grupo; 1 Secretário (a) que registra as transações financeiras em um caderno de registro; 1 Tesoureiro, que guarda a caixa do dinheiro com todos os materiais que contém dentro da mesma; 1 Contador, que conta e anuncia a todos os membros do grupo a quantidade que há poupado; 3 Guardiões das chaves dos cadeados da caixa onde é guardado o dinheiro poupado do grupo.

Da Equipe de Comunicação Virtual, com a colaboração da Irmã Joana da Silva, Coordenadora do GAPE

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]