Pesquisar

Instituto Migrações e Direitos Humanos - IMDH

Brasília – Distrito Federal – Brasil

Defender os direitos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas

O IMDH articula, desde 2004, a RedeMir (Rede Solidária para Migrantes e Refugiados), que reúne cerca de 60 instituições da sociedade civil na atenção e defesa de direitos das pessoas em situação de migração e refúgio.

O IMDH foi fundado em Brasília, DF, em 1999 e atua na acolhida e integração de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade.

O IMDH em números

O IMDH atua em diversas áreas para promover a acolhida e integração social e laboral de migrantes, refugiados e apátridas.

1
Anos de
Atuação
1
pessoas
acolhidas em 2021
1
atendimentos
prestados em 2021
1
atendimentos
socioassistenciais

Conheça o IMDH

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) foi fundado em 1999 em Brasília, DF, e é uma organização vinculada à Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas. O IMDH se dedica à acolhida e integração social e laboral de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, dando principal enfoque àquelas em situação de maior vulnerabilidade, além de prestar atendimento jurídico e socioassistencial.
O IMDH mantém, além da sede em Brasília, um escritório em Boa Vista, Roraima, chamado IMDH Solidário, cujo objetivo é o atendimento a mulheres e crianças venezuelanas, com ações que abrangem também o município de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela e é porta de entrada para milhares de imigrantes.

O que realiza

O IMDH atua na acolhida, integração e assistência a pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e apátridas, por meio de programas de capacitação profissional, para que sejam, também, capazes de gerar a própria renda, bem como auxilia na regularização de documentos da situação migratória. Além disso, o Instituto atua na proteção de direitos dos migrantes e refugiados e na proposição de políticas públicas, bem como no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na atenção às vítimas e no atendimento aos migrantes internos.
Desde 2004, o IMDH articula a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que reúne cerca de 60 instituições da sociedade civil de todas as regiões do Brasil na atenção a migrantes e refugiados e na defesa de seus direitos.
O Instituto é, ainda, membro do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) e observador no Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e no Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). O Instituto atua, ainda, com ações na Pastoral da Mobilidade Humana.
O IMDH, desde 2019, promove o projeto Angel Gabriel, que busca distribuir kits nutrição e higiene voltados para bebês de 6 meses a 3 anos de idade, em especial aos que pertencem a famílias migrantes, refugiadas ou em situação de vulnerabilidade.
O Instituto conta com a colaboração de funcionários e voluntários para a promoção do diálogo, a qualificação do debate público e a sensibilização das comunidades de acolhida para os direitos dos migrantes, refugiados e apátridas, principalmente o direito à migração segura.

Por que realiza

O IMDH atua para promover o reconhecimento da cidadania plena de migrantes, refugiados e apátridas, atuando na defesa de seus direitos, na assistência jurídica e humanitária, em sua integração laboral e sociocultural, além de demandar sua inclusão em políticas públicas, com especial atenção a mulheres, crianças e pessoas em situações de maior vulnerabilidade dentro do contexto migratório.

Entre em contato

Telefones:+55 (61) 98173-7688
                   +55 (61) 3340-2689
                   +55 (61) 3447-8043

E-mail: [email protected]
[email protected]

Site: migrante.org.br

Localização

Quadra 7 Conjunto C Lote 01, Varjão – Lago Norte
CEP 71555-239 – Brasília – DF

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]