Irmã Celsa Zucco recebe o título de Cidadã Caxiense

Na última quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por proposição do vereador Lucas Caregnato, concedeu à diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, o título de Cidadã Caxiense. A honraria reconhece o papel de liderança exercido pela Irmã no trabalho de acolhimento às pessoas migrantes, refugiadas, apátridas e vítimas de tráfico humano. Também destaca a trajetória de vida dedicada à causa humanitária que move a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

Em sua fala, o vereador Lucas Caregnato, proponente da homenagem, falou sobre a presença dos migrantes na região desde a migração europeia e ressaltou em sua fala a mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial dos Migrantes e dos Refugiados, em 2021, na qual o Pontífice fala sobre um mundo onde não há distinção entre nós e os outros. “A Irmã Celsa Zucco é notoriamente reconhecida por seu trabalho incansável para tornar o nós cada vez maior”, afirmou.

“São pessoas como a Irmã Celsa que tornam a nossa cidade acolhedora, uma cidade melhor, recebendo quem, muitas vezes, chega apenas portando a esperança. É uma honra não só para mim, como parlamentar dessa casa, mas para toda a cidade, tê-la reconhecida como cidadã caxiense. Para além das felicitações, é necessário reconhecer quem muito fez e faz por nossa Caxias”, disse Caregnato.

Ao receber o título, Irmã Celsa destacou a emoção e a importância desse momento. “A honra é ainda maior por receber o título de Cidadã Caxiense, pela liderança na coordenação dos serviços de Acolhida aos Migrantes e Refugiados na Serra Gaúcha, na Semana do Dia Mundial do Migrante e Refugiado”, afirmou.

Irmã Celsa ainda salientou a vivência diária da missão das Scalabrinianas de acolher, proteger, promover e integrar migrantes, refugiados, apátridas e vítima de tráfico de pessoas. “Em toda minha vida, esta missão foi executada pela busca incessante de oferecer serviços com qualidade, competência, respeito e imparcialidade, sempre em busca de efetivar a dignidade e inclusão”, sublinhou a Irmã.

Nascida em Farroupilha, Irmã Celsa Zucco traz em suas raízes a cultura dos imigrantes italianos que povoaram a Serra Gaúcha desde o final do século 19. Criada na localidade de Caravaggio, estudou na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade natal, e no Colégio São Carlos, em Caxias do Sul, antes de rumar para a zona sul do Estado. Lá, na Universidade Católica de Pelotas, cursou Serviço Social, agregando conteúdo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A sede por aprendizado ainda a levou às especializações em Educação Popular, pela Unisinos, e Desenvolvimento Sustentável, pela Ulbra Canoas.

Em sua trajetória de vida, desempenhou diversas atividades e cargos de gestão nas áreas da educação, saúde e assistência social. Também assumiu responsabilidades com e a serviço da Congregação e da mantenedora do CAM, Associação Educadora São Carlos.

“Em nome de cada um – funcionários, voluntários e Irmãs – devo cumprir a missão de acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes e refugiados que buscam vida digna para si e para suas famílias. Cada dia é um desafio diferente, mas junto com a equipe, sinto que fomos escolhidos e delegados para sermos presença da Congregação junto aos imigrantes que buscam o CAM”, destaca.

Assista à transmissão do evento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=agpekzeaBxg

Confira imagens do evento:

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados