Mais de 140 migrantes resgatados no Mediterrâneo no fim de semana

Muitos dos migrantes resgatados tinham queimaduras e sinais de exaustão, afirma ONG

O navio humanitário “Ocean Viking”, da ONG SOS Mediterrâneo, resgatou na terça-feira, 25, 73 migrantes em duas operações de resgate em águas internacionais próximas à costa da Líbia, afirmou a organização em uma rede social. No total, estão a bordo do navio 146 sobreviventes.

Os resgates de terça-feira foram realizados em um período de menos de 3h, segundo a ONG. Inicialmente, foram resgatadas 33 pessoas, incluindo 4 menores, sendo 2 deles desacompanhados, “de uma embarcação de madeira não apta para navegação e superlotada”, afirmou a SOS Mediterrâneo no Twitter.

Pouco tempo depois, uma segunda operação resgatou outras 40 pessoas, “incluindo 10 mulheres, 9 menores desacompanhados e 4 crianças menores de 4 anos”, afirmou a organização. Eles estavam a bordo de uma embarcação de fibra de vidro à deriva, sendo que alguns deles tinham queimaduras de combustível e sinais de exaustão após 30h no mar.

Com os novos resgates, 146 pessoas estão agora a bordo do Ocean Viking, que havia resgatado 73 pessoas de outros dois barcos no fim de semana, que estão sendo atendidos pelas equipes da SOS Mediterrâneo e da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

No primeiro resgate, feito no sábado, 22, a ONG resgatou 34 migrantes, entre eles uma mulher e 5 crianças. No segundo resgate, realizado no domingo, 23, outros 39 sobreviventes foram levados a bordo do Ocean Viking, entre eles uma mulher e uma criança.

De acordo com dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 2.836 pessoas morreram ou desapareceram na rota migratória do Mediterrâneo Central desde o início de 2021. Apenas em 2022, pelo menos 1.579 migrantes já morreram ou desapareceram no Mediterrâneo, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados