Pesquisar

Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados
(PCMR)

Joanesburgo – África do Sul

Acolher, promover, proteger e integrar as pessoas em mobilidade humana

O Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados conseguiu manter os atendimentos em meio à pandemia da Covid-19 graças a um grande número de doações e trabalho dos líderes de Paróquias.

O Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados (PCMR) em Joanesburgo foi iniciado em 1998 pelo Bispo Dom Reginald J. Orsmond, que convidou as Irmãs Missionárias Scalabrinianas para fazer parte desse projeto. Atua no apoio a migrantes e refugiados com cursos profissionalizantes, alfabetização, visitas às famílias, entre outras ações.

O PCMR em números

Atualmente o Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados conta com 4 funcionários em tempo integral, que auxiliam no atendimento às pessoas em situação de mobilidade.

acolhimentos
em 2021
1
Anos de
trabalho
1
Líderes
de Paróquias
1
Atendimentos
em 2020
1

Conheça o PCMR

O Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados – PCMR (Pastoral Care for Migrants and Refugees) na Arquidiocese de Joanesburgo, África do Sul, teve seu início em 1998, com a participação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu Scalabrinianas, que foram convidadas pelo Bispo da época, Dom Reginald J. Orsmond, para fazer parte desse projeto.

O que realiza

Atualmente o Departamento de Pastoral para Migrantes e Refugiados está organizado com os seguintes programas: Formação de agentes de pastoral (Lideranças e coordenadores), Atenção direta e personalizada, com atendimento direto e pessoal no escritório da Pastoral Care, com suporte em alimentos, transporte, referências para Direitos Humanos, assuntos internos, OIM, aconselhamentos em Centros de atenção a traumas.
A Pastoral também oferta cursos profissionalizantes em Corte e Costura, Estética e Cozinha e Trabalhos Manuais, além de cursos de línguas (inglês, alfabetização e IsiZulu) e o serviço de Pastoral nas Paróquias, que se ocupa de formar lideranças para trabalhar com os Migrantes e Refugiados presentes nas localidades.
A Pastoral dos Migrantes e Refugiados também realiza visita às famílias de refugiados e migrantes, em especial às famílias mais vulneráveis que já estão diretamente conectadas à Pastoral por receberem algum tipo de ajuda. Além disso, são organizadas e realizadas pela Pastoral as celebrações do dia do Migrante e do Refugiado, dia dos Pobres, dia dos padroeiros das Paróquias, entre outras, após as quais sempre é servido almoço aos participantes.

Por que realiza

O Cuidado Pastoral para Migrantes e Refugiados da Arquidiocese de Joanesburgo tem como prioridade acolher, promover, proteger e integrar as pessoas em mobilidade humana.

Confira algumas imagens do trabalho do PCMR:

Entre em contato

WhatsApp: +27 835806730 – Ir. Marizete Garbin

+27 614404676 – Nazaire Nduku

+27 614576312 – Luvuyo Mbusu

+27 817389661 – Nadine Nkandu

Site: Pastoral Care for Immigrants and Refugees

Localização

186, Nugget Street

Doornfontein, Joanesburgo, África do Sul

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]