Pesquisar

Polícia invade casa episcopal e prende bispo na Nicarágua

Nas últimas semanas, outros três sacerdotes foram presos na Nicarágua

De acordo com uma publicação da Diocese de Matagalpa, feita na manhã desta sexta-feira, 19, a polícia da Nicarágua invadiu a casa episcopal da diocese e prendeu o bispo, dom Rolando Álvarez, e os padres, seminaristas e leigos que o acompanhavam. Eles estavam confinados na Cúria Diocesana há 16 dias.

Em suas redes sociais, a conta da Diocese de Matagalpa publicou que “neste momento a Polícia Nacional entrou na Cúria Episcopal da nossa diocese de Matagalpa”. De acordo com a ACI Prensa, o bispo foi preso pela polícia nicaraguense e colocado em um veículo, mas não há informações sobre para onde ele foi levado.

A diocese de Matagalpa pediu, em sua conta do Facebook, orações por dom Álvarez e pelos outros sequestrados pela ditadura de Ortega, e lembrou que “a força e o poder do cristão estão na oração”. Nas últimas semanas, o governo da Nicarágua prendeu outros três sacerdotes, além de proibir a realização da tradicional procissão da Virgem de Fátima na Arquidiocese de Manágua e ordenar o fechamento de diversas rádios católicas.

Na segunda-feira, 15, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta ao bispo de Jinotega e presidente da Conferência Episcopal de Nicarágua, dom Carlos Enrique Herrera Gutiérrez, na qual demonstrou apoio à Igreja da Nicarágua.

A Igreja na Nicarágua tem sofrido perseguição por parte do presidente Daniel Ortega desde que, em 2018, houve protestos contra o governo. Ortega, um ex-líder guerrilheiro de esquerda, venceu as últimas quatro eleições no país, sendo que a última delas foi denunciada como injusta por observadores internacionais. Na época, sete candidatos de oposição foram presos e impedidos de concorrer. Com um intervalo entre 1990 e 2007, Ortega está no poder desde 1979.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]