Pesquisar

Scalabrinianas celebram a Semana do Migrante

A 37º Semana do Migrante, que acontece de 12 a 19 de junho, é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) junto a diversas organizações brasileiras e é um momento de conscientização e de acolhida ao migrante. Esse evento acontece todos os anos, por todo o Brasil, na terceira semana de junho, e acompanha a reflexão da Campanha da Fraternidade, retomando seu tema sob a ótica das migrações. Durante a Semana do Migrante são desencadeadas discussões e abertos espaços de diálogo, que com o passar dos anos tem contado, também, com a participação direta dos migrantes.

Em celebração a essa data, as Irmãs Missionárias Scalabrinianas organizam diversas atividades, de forma a celebrar e ampliar o diálogo com as pessoas em situação de mobilidade.

Missa de abertura da Semana do Migrante em Porto Velho/RO

No domingo, 12, foi realizada a abertura da Semana do Migrante na cidade de Porto Velho, Rondônia. A Missa de abertura foi realizada na catedral Sagrado Coração de Jesus, e foi presidida por Pe. Alfredo Gonçalves, cs. Após a missa foi realizada a Feira do migrante, onde pessoas de diversas nacionalidades expuseram seus artesanatos e as comidas típicas de seu país de origem.

Veja como foi:

Diálogo com a Pastoral da Família – Comunidade de Porto Velho/RO

Durante encontro da Pastoral familiar foi possível falar um pouco sobre a semana do Migrante. Neste momento, foi realizada uma oração e convite para a Missa e feira de artesanato e comidas típicas.

Veja como foi:

Pastoral do Migrante de Porto Velho/RO

Durante as celebrações da Semana do Migrante, dentre muitas coisas lindas, houve a visita do querido Padre Alfredinho. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades com danças, comidas típicas, Missa pelo Padre de Nossa paróquia, o querido Padre Filip. Gratidão a todos os envolvidos, especialmente à coordenadora da Pastoral, Irmã Osani. Juntos somos mais!

Veja como foi:

Comunidade do Instituto Nossa Senhora de Caravaggio

A Comunidade do Instituto Nossa Senhora de Caravaggio, onde vivem Irmãs idosas, realizou, durante a Semana do Migrante, o aproveitamento de retalhos doados por malharias e outros e a confecção de casaquinhos infantis, que foram doados para migrantes do Desvio Rizzo – Caxias do Sul. Além disso, também aconteceu a admissão da colaboradora Edeline Chery, de nacionalidade haitiana, para os serviços de higienização da Comunidade, a qual se encontrou com as Irmãs e colaboradores no dia 15 de junho. Edeline tem 55 anos e 4 filhos, reside no Brasil há 8 anos e luta para trazer o último filho para o país; ela tem como expressões fortes de sua luta “Deus é amor” e “Deus é fiel”.

Veja como foi:

Encerramento da Semana do Migrante – Foz do Iguaçu/PR

Durante Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Foz do Iguaçu, Paraná, foi realizado o encerramento da 37ª Semana do Migrante.

Semana do Migrante em Fortaleza/CE

O Evento Cultural dos Migrantes, foi um dos destaques da semana com a participação de: Orquestra de Barro, Vozes da África, Irmãos Diaz, da Venezuela, o Cordelista Paulo de Tarso, Eliane Brasileiro, Macaio Upecor, poeta e cantor, e da Associação dos Migrantes. A Feira de Saberes e Fazeres com comidas típicas, tecidos, artesanato também mostrou o grande potencial dos migrantes, na qual as crianças coloriram o evento com seus desenhos e brincadeiras. Também foram realizadas outras atividades, como: roda de conversa, oficinas com a história de migração, celebrações e campanha de doação para a casa de acolhimento Maria Mãe dos Migrantes. As atividades proporcionaram a promoção e integração dos migrantes e fortaleceram o sonho de uma sociedade com mais respeito e acolhida a diversidade cultural.

Com a colaboração da Irmã Idalina Pellegrini

Veja como foi:

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]