Pesquisar

Missão Scalabriniana no Mato Grosso do Sul - Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM)

Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Brasil

"Eu era migrante e tu me acolheste" Mt. 25,35

O SPM atua no acompanhamento dos migrantes, auxiliando na regularização migratória e na inclusão na sociedade com ofertas de trabalho, cursos e projetos de geração de renda.

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) está presente desde 1985 na Arquidiocese de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para prestar apoio às pessoas em situação de mobilidade.

O SPM - MS em números

O SPM atua para viabilizar o acolhimento e acompanhamento integral de migrantes e refugiados no Mato Grosso do Sul.


-
0
Famílias Atendidas
1

-
0

-
0

Conheça o SPM - MS

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), integra a pastoral da mobilidade humana vinculada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB. Desde 1985 o SPM está presente na Arquidiocese de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para prestar apoio às pessoas em situação de mobilidade.
O SPM oferece um trabalho da pastoral em conjunto a outras entidades que atuam na área, com práticas de ajuda às comunidades, paróquias, dioceses, entidades e afins, a refletir, aprofundar e celebrar a realidade deste fenômeno migratório, que hoje está intensamente presente em nosso meio e no mundo.
As pessoas que migram não são e nem podem ser consideradas sinais de problema para a sociedade. Elas são, sobretudo, dom e oportunidade para o caminho da humanidade e merecem atenção especial, principalmente aqueles obrigados a migrar em busca de trabalho. Desses, se destacam as mulheres e crianças, que muitas vezes sofrem com a violência e o tráfico humano ao estarem inseridos no fenômeno migratório, reforçando a necessidade de um maior empenho na busca de uma política migratória mais justa.

O que realiza

O SPM realiza diversas atividades, entre elas a criação de equipes de acolhida, visitas às famílias novas que chegam à cidade, bem como sua integração nas comunidades, nos serviços, nas pastorais, oferta de informações sobre serviços públicos, saúde, escolas, trabalho, documentações e atividades de intercâmbio de culturas, com festas tradicionais e a valorização de sua religiosidade popular e devoções.
Além disso o SPM também realiza atividades de sensibilização de instituições da sociedade civil, poderes públicos, governamentais, políticas públicas, para o fenômeno migratório e sobre o respeito da dignidade do migrante. Também são realizadas diversas parcerias com outras entidades como: MPT, OAB, DPU, DPE, Polícia Federal, Casas de acolhidas, grupos voluntários, universidades e outras, para melhor atender aos migrantes e refugiados que chegam.
O SPM auxilia, ainda, os migrantes na regularização de sua situação documental junto à Polícia Federal, para emissão de CPF e outras documentações necessárias para a permanência no Brasil, além de facilitar o acesso a ofertas de emprego.
A pandemia da covid-19 dificultou e desafiou os métodos de trabalho do Serviço Pastoral dos Migrantes no Mato Grosso do Sul, em especial o acompanhamento presencial dos imigrantes e refugiados. Mesmo em tempo da pandemia, com as fronteiras fechadas, o fluxo migratório continuou no Estado e, por isso, foram realizadas atividades virtuais para acompanhamento, orientação e encaminhamento dos migrantes para os serviços que necessitavam. Em alguns casos, mesmo durante a pandemia, aconteceram atividades presenciais, seguindo os protocolos de saúde, para melhor atender às necessidades dos migrantes e refugiados que buscavam os serviços do SPM.

Por que realiza

Viabilizar o acolhimento, acompanhamento e atendimento integral dos imigrantes que chegam ao Mato Grosso do Sul, como haitianos, venezuelanos, colombianos, bolivianos, senegaleses, chilenos, argentinos, cubanos, paraguaios e de outras nacionalidades.

Entre em contato

Telefone: +55 (67) 99977 9697
WhatsApp: +55 (65) 99221 6768

E-mail: [email protected]
Irmã Rosane Costa Rosa – Coordenadora da Pastoral dos Migrantes

Facebook: Migrantes do Mato Grosso do Sul

YotuTube: PASTORAL DOS MIGRANTES – MS

Localização

Rua Amando de Oliveira, 448,

CEP 79008-010 – Amambaí, Campo Grande-MS

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]