Pesquisar

Último grupo de afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos é transferido para abrigo

Refugiados afegãos chegaram ao Brasil fugindo do regime radical do Talibã

Desde agosto de 2022, centenas de refugiados afegãos estiveram acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enquanto aguardavam acolhimento em abrigos. Na sexta-feira, 3, o último grupo, de 36 pessoas, que estava no local foi levado para um abrigo em Guarulhos.

Desde setembro de 2021, quando o Talibã tomou o poder no Afeganistão, o Brasil expediu pelo menos 6.300 vistos humanitários para afegãos, sendo que 3 mil entraram no país pelo Aeroporto de Guarulhos entre janeiro e outubro do ano passado. De acordo com o Ministério da Justiça, O Brasil é o único país a conceder esse tipo de visto à população afegã.

Em outubro do ano passado o acampamento improvisado no Terminal 2 do aeroporto chegou a abrigar mais de 300 pessoas, sendo que a maioria foi transferida para abrigos municipais e estaduais, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante o período em que os refugiados estiveram acampados no aeroporto, voluntários se mobilizaram diariamente para prestar apoio com alimentos, roupas, banho e até mesmo aulas de português.

As Missionárias Scalabrinianas também prestaram apoio ao grupo, levando itens de necessidade básica e acompanhando de perto essa realidade. Em outubro, o jornal Canção Nova Notícias realizou uma matéria sobre o apoio das Irmãs Scalabrinianas e Juventude Scalabriniana aos afegãos.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]